
Henrique Marques
Viajar!
Passe as fotos ou clique-as, para vê-las aumentadas.
Separei aqui algumas fotos das principais viagens que fiz. Viajar, realmente, alimenta a mente, exercita o espírito e as pernas.
Comidas e bebidas novas, chão pisado por gente famosa de mais de 1.000 anos atrás. Coisas lindas! Quanta história!
Mas o melhor de tudo, o que fez que essas viagens fossem demais, foi a companhia que tive de pessoas muito especiais pra mim: minha mulher e minhas filhas.





Amesterdão (português europeu) ou Amsterdã (em brasileiro) (em neerlandês: Amsterdam AFI: [ˌʔɑmstərˈdɑm] ( ouvir)) é a capital e a cidade mais populosa do Reino dos Países Baixos. O seu estatuto de capital holandesa é garantido pela Constituição dos Países Baixos, embora não seja a sede do governo holandês, que fica em Haia. Amsterdã tinha em novembro de 2015, uma população de 833 989 habitantes na cidade propriamente dita, 1 603 531 habitantes em sua área urbana e 2.437.520 habitantes na área metropolitana. A região da cidade tinha em 2015, uma população aproximada de 2,4 milhões de pessoas. A cidade está localizada na província da Holanda do Norte, no oeste do país. É composta por grande parte da parte norte da Randstad, uma das maiores aglomerações urbanas da Europa, com uma população de aproximadamente 7 milhões de habitantes.
O nome da cidade deriva Amstelredamme, uma indicação de sua origem como uma represa do rio Amstel. Originária de uma pequena vila de pescadores que surgiu no final do século XII, Amsterdã se tornou um dos portos mais importantes do mundo durante a Século de Ouro dos Países Baixos (século XVII), como resultado de seus desenvolvimentos inovadores no comércio. Durante essa época, a cidade era o principalcentro financeiro e de diamantes do mundo. Nos séculos XIX e XX a cidade se expandiu e muitos novos bairros e subúrbios foram planejados e construídos. Os canais de Amsterdã e a Linha de Defesa de Amesterdão são considerados Patrimônios Mundiais pela UNESCO.
Como a capital comercial dos Países Baixos e um dos principais centros financeiros da Europa, Amsterdã é considerada uma cidade global alfa. A cidade é também a capital cultural do país. Muitas grandes instituições holandesas mantêm suas sedes na cidade e sete das 500 maiores empresas do mundo, incluindo Philips e ING, baseiam-se na capital holandesa. Em 2012, Amsterdã foi classificada como a segunda melhor cidade para se viver pela Economist Intelligence Unit (EIU).
Entre os seus residentes famosos estão Anne Frank, o artista Vincent van Gogh e o filósofo Baruch Spinoza. A Bolsa de Amsterdã, a mais antiga bolsa de valores do mundo, está localizada no centro da cidade. As principais atrações são seus canais históricos, o Rijksmuseum, o Museu Van Gogh, Stedelijk Museum, Hermitage Amsterdam, Casa de Anne Frank, Museu de Amsterdã, sua zona de meretrício e seus muitoscoffeeshops, que atraem mais de 5 milhões de visitantes estrangeiros por ano.




Zaanse Dans é uma vila holandesa histórica no município de Zaandam . É um dos destinos turísticos mais populares na Holanda . Residencial e atividades únicas no seu género, Zaanse Dans lar de inúmeros museus, incluindo o Museu Zaans , fábricas, lojas e boutiques, artesanato e restaurantes e um centro de visitantes. Também é possível fazer passeios de barco.
Zaanse Dans oferece aos visitantes a descobrir o que a região Zaan dos Séculos XVII e XVIII. As tradicionais casas de madeira, docas e moinhos de vento Zaanse Dans testemunham o passado da área circundante.
O nome é derivado a partir da fortificação que Diederik Sonoy governador em serviço de William de Orange , foi construído em 1574 na aldeia, a fim de parar as tropas espanholas.
Entre 1961 e 1974, muitos edifícios em cidades e aldeias vizinhas são desmontados, reconstruído e restaurado para Zaanse Dans (como moinhos) para abrir o site para turistas.
O site tem uma oficina de design de calçados tradicional aberto aos turistas.
Volendam é uma pequena vila de pescadores à 20km de Amsterdam, perfeita para um bate-volta. Ela tem cerca de 22 mil habitantes e está as margens do lago Ijisselmeer, o maior lago da Holanda.
A cidade foi fundada por volta de 1357 quando alguns pescadores construíram um dique ao norte de Edam (outra cidadezinha ali perto) que virou o lindo porto de Volendam.
Hoje é possível alugar no porto barcos para passeios ou para pesca. Famoso é o passeio no botter, um barco que acomoda até 15 pessoas. Nesse passeio os visitantes poderão passear pelo lago e visitar outras cidades ao redor.
Apesar de Volendam não ter tantas atrações turísticas, a cidade em si é uma delícia! A cidade é mundialmente famosa pelas suas casinhas coloridas de madeira do século XVII.
A sua rua principal é a do porto. Ali você encontra várias lojinhas com lembranças típicas holandesas, restaurantes e cafés maravilhosos.
A cidade é considerada uma das mais típicas da Holanda, então não perca a oportunidade de tirar fotos com trajes típicos holandeses, há algumas lojas na cidade que oferecem este serviço e é puro divertimento.
Volendam é perfeita para ficar à beira do lago, onde existe uma pequena praia e vários bancos de madeira, para os turistas e moradores se sentarem e relaxarem…
A aldeia de Marken foi separada do continente depois de uma tempestade no século 13. Um período de isolamento secular seguido para a comunidade que fez seu dinheiro com a pesca. Estes dias, o turismo é uma importante fonte de renda.
As casas típicas e os trajes tradicionais são uma reminiscência do passado. Nos velhos tempos, a ilha foi inundada com bastante regularidade. Por esta razão, as casas foram construídas sobre palafitas e em montes. O dique, que foi construído em 1957, mais uma vez, liga a ilha ao continente.
Você vai ter que ver com seus próprios olhos para acreditar como uma comunidade poderia viver em uma pequena ilha no Zuiderzee ( "Mar do Sul") durante séculos. Os encantos de Marken com suas casas características e figurinos são susceptíveis de roubar seu coração.
Delft é uma cidade dos Países Baixos, localizada na província da Holanda do Sul, a 9 km da Haia e 18 km de Roterdão. É um dos centros mais antigos do país, tendo já sido mencionada em 1062. Delft foi palco, em 1584, do assassinato do governador Guilherme I o Taciturno, por um fanático católico. O belo mausoléu de Taciturno encontra-se na Nieuwe Kerk, antiga igreja de Santa Úrsula, hoje transformada em templo protestante, onde se ergueu também o túmulo de Hugo Grotius, e os túmulos dos monarcas holandeses.
Pátria do pintor Jan Vermeer, Delft também se fez famosa por suas fábricas de faiança, que datam de meados do século XVII. O apogeu dessa indústria, que se inspirou, inicialmente, em modelos chineses, situa-se entre 1680 e 1740, tendo sido Abraham de Coog seu mestre principal. Toda a cerâmica européia sofreu influências da de Delft. A produção do velho centro industrial se diversificou, incluindo papel pintado, gengibre, couro, vidro, vinagre, tabaco, sabão e lêvedo de cerveja. Delf hospeda ainda uma das universidades técnicas mais renomeadas da Europa, a Universidade Técnica de Delft.
Haia (em neerlandês: Den Haag, [dɛnˈɦaːx] ( ouvir), ou, oficialmente, 's-Gravenhage [ˈsxraːvə(n)ˌɦaːɣə] ( ouvir)) é a terceira mais populosa cidade dos Países Baixos (depois de Amesterdã e Roterdã), com uma população de 489 375 (2010) (população da área metropolitana: 600 000) e com uma área aproximada de 100 quilômetros quadrados. Está localizada no oeste do país, na província da Holanda do Sul, da qual também é capital. A cidade de Haia, assim como Amesterdã, Roterdã e Utrecht, é parte do conglomerado urbano de Randstad, com uma população cerca de 7,6 milhões habitantes.
Haia é a sede de fato do governo do país: todavia, oficialmente, não é a capital dos Países Baixos, pois, de acordo com a constituição, a capital é Amesterdã. Haia é a sede do Eerste Kamer (primeira câmara) e da Tweede Kamer (segunda câmara), respetivamente as câmaras alta e baixa, que formam o Staten Generaal (literalmente, os "Estados Gerais"). O rei Guilherme Alexandre dos Países Baixos vive e trabalha em Haia. Todas as embaixadas e ministérios estão localizados na cidade, assim como a Hoge Raad der Nederlanden (A Suprema Corte), o Raad van State (Conselho do Estado) e muitas organizações lobistas.
Outros lugares de interesse são a Grote Kerk, o Stadhuis e a Gevangenpoort. Quando o conde Guilherme da Holanda construiu, nesta cidade, seu castelo, em 1248, ela transformou-se no centro administrativo do condado. No fim do século XVI, a cidade emergiu como capital flamenga durante a sublevação dos Países Baixos contra a Espanha.
Na área metropolitana da cidade, estão instaladas diversas indústrias, como fábricas de material eletrônico, metalúrgicas, produtos químicos e alimentos. Entre seus conjuntos urbanos mais significativos, estão o Binnenhof (corte interior) e o Buitenhof (corte exterior).