
Henrique Marques
Viajar!
Passe as fotos ou clique-as, para vê-las aumentadas.
Separei aqui algumas fotos das principais viagens que fiz. Viajar, realmente, alimenta a mente, exercita o espírito e as pernas.
Comidas e bebidas novas, chão pisado por gente famosa de mais de 1.000 anos atrás. Coisas lindas! Quanta história!
Mas o melhor de tudo, o que fez que essas viagens fossem demais, foi a companhia que tive de pessoas muito especiais pra mim: minha mulher e minhas filhas.





Dublin (/d ʌ b l ɪ n /, localmente /d ʊ b-/; irlandês: Baile Átha Cliath [ˈBˠalʲə aːhə ˈclʲiə; ˌBʲlʲaː ˈclʲiə] ) é a capital e maior cidade da Irlanda. Situado em uma baía na costa leste, na foz do rio Liffey, fica dentro da província de Leinster. É limitado a sul pelas montanhas de Dublin, uma parte dacordilheira de Wicklow. Possui uma população na área urbana de 1.173.179, enquanto a população da região de Dublin (anteriormente Condado de Dublin) em 2016 era 1.347.359. A população da área da Grande Dublin era de 1.904.806 no censo de 2016.
Há um debate arqueológico sobre precisamente onde Dublin foi estabelecida pelos Gaels em ou antes do século VII dC. Mais tarde expandida como um assentamento viking, o Reino de Dublin, a cidade se tornou o principal assentamento da Irlanda após a invasão normanda. A cidade expandiu-se rapidamente a partir do século XVII e foi brevemente a segunda maior cidade do Império Britânico antes dos Atos da União em 1800. Após a divisão da Irlanda em 1922, Dublin tornou-se a capital do Estado Livre Irlandês, mais tarde renomeada Irlanda.
Dublin é um centro histórico e contemporâneo de educação, artes, administração e indústria. A partir de 2018, a cidade foi listada pela GlobalWorld and World Cities Research Network (GaWC) como uma cidade global, com um ranking de "Alpha -", que a coloca entre as trinta principais cidades do mundo.




O mosteiro de Clonmacnoise (Cluain Mhic Nóis, em irlandês, que significa "Prado dos Filhos de Nós") está situado no condado de Offaly, na Irlanda, no rio Shannon, ao sul de Athlone.
Clonmacnoise foi fundada em 544 por St. Ciarán, um jovem de Rathcroghan, no condado de Roscommon (Não deve ser confundido ou conflitado com São Ciarán de Saigir, padroeiro de Osraige). Até o século IX, mantinha associações estreitas com os reis de Connacht . Saint Ciarán escolhe fundar o mosteiro no antigo território de Ui Maine, em um ponto em que a principal rota terrestre leste-oeste (Slighe Mhor) encontra o rio Shannon depois de atravessar os pântanos da Irlanda Central, conhecidos como Esker Riada. A localização estratégica do mosteiro ajudou-o a se tornar um importante centro de religião, aprendizado, artesanato e comércio no século IX e, juntamente com Clonard, era o mais famoso da Irlanda, visitado por estudiosos de toda a Europa. Do nono ao décimo primeiro século, aliou-se aos reis de Meath. Muitos dos reis altos de Tara (ardrí) e Connacht foram enterrados aqui.
A ruína preservada é gerenciada pelo Escritório de Obras Públicas. Um Centro Interpretativo está aberto ao público, o cemitério está em uso e os serviços religiosos são realizados em uma capela moderna.




Athlone (/æ θ l oʊ n/; irlandês: Baile Átha Luain, que significa "A cidade de Luan ford") é uma cidade no condado de Westmeath, Ireland. Ele está localizado no rio Shannon, perto da costa sul de Lough Ree. É a segunda cidade mais populosa da região de Midlands, com uma população de 21.349 no censo de 2016.
A maior parte da cidade fica na margem leste do rio; no entanto, pelos termos da Lei do Governo Local de 1898, seis cidades na margem oeste do Shannon, anteriormente no Condado de Roscommon, foram incorporadas à cidade e, consequentemente, ao condado de Westmeath.
O censo de 2016 registrou a população da cidade em 21.349, um aumento de 5,9% em relação a 2011. Um crescimento recente também ocorreu fora dos limites da cidade.
Athlone fica perto do centro geográfico da Irlanda, que fica a 8,85 quilômetros (5,50 milhas) ao noroeste da cidade, na área de Carnagh East, no condado de Roscommon.




Galway (/ɡ ɔ l w eɪ/ Gawl de direcções; Irish: Gaillimh, pronunciado [ɡal̠ʲɪvʲ] ) é uma cidade no condado de Galway, no oeste da Irlanda, na província de Connacht. Fica no rio Corrib, entre Lough Corrib e Galway Bay, e é a sexta cidade mais populosa da Irlanda, com uma população no Censo de 2016 de 79.934.
Galway será a Capital Europeia da Cultura em 2020, ao lado de Rijeka, na Croácia.
O nome da cidade vem do nome irlandês Gaillimhe, que formou a fronteira ocidental do primeiro assentamento, Dún Gaillimhe "Fort Gaillimh". (Derivações míticas e alternativas do nome são dadas em History of Galway). Historicamente, o nome era anglicizado como Galliv ou Gallive, mais próximo da pronúncia irlandesa. O nome da cidade em latim é Galvia. Os moradores da cidade são chamados de galegos.
A cidade também leva o apelido de "Cidade das Tribos" (irlandês: Cathair na dTreabh) por causa das quatorze famílias mercantes chamadas de " tribos de Galway" que lideraram a cidade no período Hiberno-Normando.
Suas bandeiras podem ser vistas na praça das fotos.




Os Cliffs de Moher (/m oʊ ( h ) ər/; irlandês: Aillte um Mhothair) são arribas mar localizado na borda do sudoeste da Burren região no Condado de Clare, Irlanda. Eles correm por cerca de 14 quilômetros (9 milhas). No extremo sul, eles se elevam 120 metros (390 pés) acima do Oceano Atlântico, em Hag's Head, e, 8 km (5 milhas) ao norte, atingem sua altura máxima de 214 metros (702 pés) ao norte de A Torre de O'Brien, uma torre de pedra redonda perto do ponto central dos penhascos, construída em 1835 por Sir Cornelius O'Brien, e depois continua em alturas mais baixas. Os assentamentos mais próximos são as aldeias de Liscannor, a 6 km (4 milhas) ao sul e Doolin, a 7 km (4 milhas) ao norte.
Dos penhascos e do alto da torre, os visitantes podem ver as Ilhas Aran na Baía de Galway, as montanhas Maumturks e Twelve Pins ao norte no Condado de Galway e Loop Head ao sul. As falésias estão entre os locais turísticos mais visitados na Irlanda, com cerca de 1,5 milhão de visitas por ano.
Os penhascos recebem o nome de um antigo forte promontório chamado Mothar ou Moher, que ficava em Hag's Head, o ponto mais ao sul da costa do penhasco, agora o local da Torre Moher. O escritor Thomas Johnson Westropp se referiu a ele em 1905 como Moher Uí Ruis ou Moher Uí Ruidhin. O forte ainda estava em 1780 e é mencionado em um relato de John Lloyd's A Short Tour Of Clare (1780). Foi demolido em 1808 para fornecer material para uma torre de vigia / telégrafo destinada a alertar em caso de invasão francesa durante as guerras napoleônicas.




Limerick (/l ɪ m ər ɪ k / LIM -ə-rik; irlandês: Luimneach[ˈL̪ˠɪmʲ (ə) nʲəx]) é uma cidade no condado de Limerick, na Irlanda. Está localizado na região Centro-Oeste e também faz parte da província de Munster. Com uma população de 94.192 (censo de 2016), Limerick é a terceira área urbana mais populosa do estado e a quarta cidade mais populosa da ilha da Irlanda. A cidade fica no rio Shannon, com o núcleo histórico da cidade localizado na King's Island, que é delimitada pelos rios Shannon e Abbey. Limerick também está localizado na cabeça do estuário de Shannon, onde o rio se alarga antes de desaguar no Oceano Atlântico. A cidade de Limerick e o conselho do condado são as autoridades locais da cidade.




Cork (/k ɔːr k/; irlandês: Corcaigh, pronunciado [ˈkoɾkɪɟ], de corcach, que significa "pântano"), é uma cidade no sudoeste da Irlanda, na província de Munster. Até o censo de 2016, a cidade tinha uma população de 125.657, mas após uma extensão de limite em 2019, a população aumentou para c. 210.000. É a segunda maior cidade da República da Irlanda.
O centro da cidade é uma ilha entre dois canais do rio Lee. Os canais se encontram a jusante no extremo leste da cidade, onde os cais e docas ao longo do rio levam para Lough Mahon e Cork Harbour, um dos maiores portos naturais do mundo.
Originalmente um assentamento monástico, Cork foi expandida por invasores vikings por volta de 915. Sua carta foi concedida pelo príncipe John em 1185. A cidade de Cork já foi totalmente murada, e os remanescentes do antigo centro medieval da cidade podem ser encontrados nas ruas principais do sul e do norte. A terceira maior cidade em população da ilha da Irlanda, o cognomen da cidade "da cidade rebelde" se origina em seu apoio à causa iorquina nas Guerras das Rosas. Corkonianos às vezes se referem à cidade como "a capital real", uma referência à sua oposição ao Tratado Anglo-Irlandês noGuerra Civil Irlandesa.



