
Henrique Marques
Viajar!
Passe as fotos ou clique-as, para vê-las aumentadas.
Separei aqui algumas fotos das principais viagens que fiz. Viajar, realmente, alimenta a mente, exercita o espírito e as pernas.
Comidas e bebidas novas, chão pisado por gente famosa de mais de 1.000 anos atrás. Coisas lindas! Quanta história!
Mas o melhor de tudo, o que fez que essas viagens fossem demais, foi a companhia que tive de pessoas muito especiais pra mim: minha mulher e minhas filhas.





Orlando é uma cidade localizada no estado norte-americano da Flórida, no condado de Orange, do qual é sede. Foi fundada em 1873 e incorporada em 1875.
A cidade está localizada na região central do estado, possuíndo um clima subtropical. Pântanos são comuns na região. Famosa por suas atrações turísticas, tais como, Universal Orlando Resort e SeaWorld Orlando, Orlando recebeu em 2012 mais de 55 milhões de turistas, tornando-se a cidade mais visitada dos Estados Unidos e a segunda mais visitada no mundo. Isto a faz comportar uma imensa infraestrutura de hotéis, carros de passeio e guias para atender tal demanda. A infraestrutura para o turismo é tão grande que a cidade possui 100 mil quartos de hoteis a disposição e 26 mil residencias de aluguel para férias, o turismo emprega 230 mil pessoas na região, sendo que Walt Disney World é a que mais emprega, com 56 mil funcionários.
Além de ser um polo turístico, Orlando também é um centro financeiro, passando atualmente por uma fase de intenso crescimento, com inúmeros projetos de expansão em andamento. É também considerado por oito anos consecutivos líder em atendimento e pesquisas na área da saúde (Florida Hospital), possui a segunda maior universidade do estado da Flórida, (University of Central Florida) e uma equipe na principal liga americana de basquetebol, a NBA (Orlando Magic).
Há um equívoco quando dizem que o Walt Disney World Resort fica na mesma cidade que a Universal Orlando Resort e SeaWorld, isso não é verdade, o local popularmente conhecido como Disneylândia fica na cidade de Bay Lake.




O Busch Gardens Tampa (antigamente conhecido como Busch Gardens Africa) é um parque temático animal de 335 acres com tema da África do século XIX, localizado na cidade de Tampa, Flórida, Estados Unidos. Ele abriu em 31 de março de 1959 como uma instalação com entrada gratuita da Anheuser-Busch Tampa, além de várias degustações de cerveja que eles tinham, um jardim de pássaros e a Stairway to the Stars, que era uma escada rolante que levava os visitantes ao telhado da cervejaria.
O Busch Gardens continuou a crescer, e em 1965, abriu o Serengeti Plains de 29 acres, que permitiu à vida selvagem africana andar livremente.[1] Ele continuou a focar em sua paisagem tropical, animais exóticos e diversões para atrair os visitantes. O Busch Gardens começou a cobrar um ingresso à medida que o entretenimento se tornou mais complexo, com taxas extras para as atrações radicais, como as montanhas-russas pelas quais o parque atualmente é conhecido. Juntamente como seu parque aquático irmão Adventure Island de 30 acres, o Busch Gardens é o centro do complexo de diversões de 365 acres. Atualmente o Busch Gardes compete com outros parques do tipo na Flórida e cobra ingressos na mesma faixa. O parque é operado pelo SeaWorld Parks & Entertainment, pertencente em sua maior parte pelo Blackstone Group. O Busch Gardens é atualmente credenciado pela Associação de Zoológicos e Aquários (AZA).[2] Em 2011, o parque atraiu 4,3 milhões de pessoas, colocando-o no Top 20 dos parques mais visitados dos Estados Unidos e no Top 25 mundial.




Cabo Canaveral (originalmente em castelhano, Cabo Cañaveral, ou seja, Cabo Canavial) é uma faixa de terra do condado de Brevard, na parte costeira oriental do estado da Flórida, nos Estados Unidos. Faz parte de uma região conhecida como Space Coast (Costa Espacial), pois, lá, se situam o Centro Espacial Kennedy (Kennedy Space Center) e uma Base da Força Aérea (Cape Canaveral Air Force Station). A maioria das naves espaciais dos Estados Unidos rumo ao espaço são lançadas dessa região. A região do leste, denominada de ilha Merritt, é separada do continente pelo rio Banana.
Já no século XVI, o Cabo Canaveral foi incluído nos mapas náuticos. A região se tornou um ponto comum de naufrágios de muitos marinheiros. Foi nomeado pelo historiador Juan Ponce de León como Cabo de Correntes. Henrietta Carr afirmou, no seu livro, que o corsário inglês Master John Hawkins e seu jornalista John Sparke descreveram seu desembarque no Cabo Canaveral, em 1500. Robert Ranson, em seu livro "Memórias da Costa Leste", escreve sobre um missionário presbiteriano que viveu entre os índios. Outros contam histórias sobre o colonizador francês de Fort Caroline, Jean Ribault, cujo navio, o "Trinite", naufragou nas margens do Cabo Canaveral: das partes do navio, uma fortificação foi construída. Devido aos perigos para a navegação, o primeiro farol foi concluído em 1843.
O primeiro foguete lançado no cabo foi denominado de Bumper 8. Foi lançado da base de lançamento 3 (Launch Pad 3) em 24 de julho de 1950. Em 6 de fevereiro de 1959, foi feito, com sucesso, o primeiro lançamento do míssil balístico intercontinental Titan.
Cabo Canaveral foi escolhido como local para o lançamento de foguetes a fim de se situar mais próximo possível do equador e, desta forma, conseguir lançar um foguete com a menor energia possível, aproveitando ao movimento de rotação da Terra. Desta forma, os foguetes sempre são lançados para o leste sobre o oceano, distante de centros populacionais.
Vários lançamentos-testes foram realizados entre 1949 e 1957. Lançamentos de destaque incluem o lançamento do primeiro satélite artificial americano em 1958, o primeiro voo espacial com um tripulante a bordo em 1961, e o primeiro voo espacial levando astronautas à lua, na famosa missão Apollo XI, em 1969.
Do ano de 1963 até o ano de 1973, o cabo foi denominado de Cabo Kennedy, pois o presidente norte-americano John F. Kennedy era um entusiasta do programa espacial dos Estados Unidos. Quando do seu assassinato no ano de 1963, sua esposa Jacqueline Kennedy solicitou, ao então presidente Lyndon Johnson, que renomeasse as instalações aeroespaciais a fim de que se tornasse um memorial a John Kennedy. Mas Lyndon Johnson preferiu renomear todo o cabo e não apenas a parte das instalações espaciais, passando então o Cabo Canaveral ser denominado de Cabo Kennedy.
Embora a alteração do nome fosse aprovado pelo Departamento de Geografia dos Estados Unidos, esta nova denominação não se popularizou. Uma lei do estado da Flórida de 1973, restaurou o nome do cabo para a sua antiga denominação, que já durava 400 anos.
O centro espacial permanece com o nome Kennedy. Cabo Canaveral é o nome da região que vai da Base Aérea situada ao norte, passando pelo Centro Espacial até a região do antigo farol do século XIX situado ao sul, que também pertence à Base Aérea.




Miami (pronunciado em inglês [maɪˈæmi] ou [maɪˈæmə]) é uma cidade localizada no estado americano da Flórida, no condado de Miami-Dade, do qual é sede. É a segunda cidade mais populosa da Flórida, depois de Jacksonville, e a 44ª do país.
A atual cidade tem origem numa povoação criada no fim do século XIX, que prosperou com o caminho-de-ferro e o porto. Miami é também conhecida por ter uma grande comunidade de exilados cubanos, principalmente concentrados na Little Havana.
Miami é um centro turístico, sendo uma das cidades mais visitadas por turistas nos Estados Unidos, por causa de seu clima quente durante o ano inteiro, e pelas suas praias. A cidade é uma das mais frequentadas pelos snow birds (termo usado para descrever os habitantes da região norte dos Estados Unidos, que passam o inverno nos Estados do Sul, em especial, a Flórida, para fugirem da neve e ao frio). O turismo tornou-se uma importante fonte de renda de Miami a partir da década de 1920, e é atualmente a principal fonte de renda da cidade.
São falados comumente na cidade, além do inglês, o espanhol, devido à quantidade de hispano-americanos (de origem cubana, porto-riquenha, mexicana e de outros países da América Central) morando em Miami. A região também conta com uma colônia judaica numerosa.
Nos arredores da cidade está o Aeroporto Internacional de Miami, que é o segundo aeroporto mais movimentado do estado, atrás apenas do Aeroporto Internacional de Orlando. Este aeroporto está em tempos atuais em reformas, o que possibilitará a operação de grandes jatos, como o A380, da Airbus e outros grandes aviões.
Muitos imigrantes ficam em Miami, ou pelo menos desembarcam de suas viagens imigrantes por Miami, por causa de sua proximidade com a América Central, e também pela cidade situar-se no litoral, facilitando assim o acesso aos Estados Unidos através do litoral.




Fort Lauderdale (pronunciado / ˌ fɔrt lɔ ː dərdeɪl /) é uma cidade localizada no estado norte-americano da Flórida, ao longo do Oceano Atlântico, no condado de Broward, do qual é sede. Foi incorporada em 27 de março de 1911.
De acordo com o United States Census Bureau, a cidade tem uma área de 99,9 km², onde 90 km² estão cobertos por terra e 9,9 km² por água.
Segundo o censo nacional de 2010, a sua população é de 165 521 habitantes e sua densidade populacional é de 1 838 hab/km². É a localidade mais populosa do condado de Broward, bem como, a oitava mais populosa da Flórida. Possui 93 159 residências, que resulta em uma densidade de 1 034,5 residências/km².
Key West é uma cidade localizada no estado americano da Flórida, no condado de Monroe, do qual é sede. Foi incorporada em 1828.
Key West tem o título de cidade mais meridional da parte continental dos Estados Unidos, estando apenas a 90 milhas de Cuba. A principal fonte de renda da cidade é o turismo que atrai muitas pessoas durante o ano todo, devido ao seu clima agradável. A cidade é servida por um aeroporto internacional.
As atividades aquáticas são as principais opções de lazer da cidade: mergulho, scuba-diving, passeios de barco, jet ski, etc.
Outro atrativo é o Sunset Celebration, que acontece diariamente durante o ano todo. É um ritual para celebrar o pôr-do-sol na cidade em que várias pessoas se juntam na Mallory Square, praça com bares onde artistas apresentam diversas performances como números de circo e shows. O Sunset Celebration começa sempre 2 horas antes do pôr-do-sol e vai até 1 hora depois que o sol se põe.
De acordo com o United States Census Bureau, a cidade tem uma área de 18,7 km², onde 14,5 km² estão cobertos por terra e 4,3 km² por água. A cidade fica situada na ilha de mesmo nome (Key West, a última das Florida Keys (o conjunto de ilhas ao sul da Flórida) e em ilhas próximas.