
Henrique Marques
Viajar!
Passe as fotos ou clique-as, para vê-las aumentadas.
Separei aqui algumas fotos das principais viagens que fiz. Viajar, realmente, alimenta a mente, exercita o espírito e as pernas.
Comidas e bebidas novas, chão pisado por gente famosa de mais de 1.000 anos atrás. Coisas lindas! Quanta história!
Mas o melhor de tudo, o que fez que essas viagens fossem demais, foi a companhia que tive de pessoas muito especiais pra mim: minha mulher e minhas filhas.





Paris (pronúncia em francês: [paʁi] é a capital e a mais populosa cidade da França, bem como a capital da região administrativa de Ilha de França. A cidade se situa em um dos meandros do Sena, no centro da bacia parisiense, entre os confluentes do Marne e do Sena rio acima, e do Oise e do Sena rio abaixo. Como a antiga capital de um império estendido pelos cinco continentes, é, hoje, a capital do mundo francófono.
A posição de Paris numa encruzilhada entre os itinerários comerciais terrestres e fluviais no coração de uma rica região agrícola a tornou uma das principais cidades da França ao longo do século X, beneficiada com palácios reais, ricas abadias e uma catedral. Ao longo do século XII, Paris se tornou um dos primeiros focos europeus do ensino e da arte. Ao fixarem-se os Reis de França e, pois, também a corte (o que incluía grande parte da alta nobreza francesa), na cidade, sua importância econômica e política não cessou de crescer. Assim, no início do século XIV, Paris era a mais importante cidade de todo o mundo ocidental. No século XVII, era a capital da maior potência política europeia; no século XVIII, era o centro cultural da Europa e, no século XIX, era a capital da arte e do lazer, a Meca da Belle Époque. Sua arquitetura, seus parques, suas avenidas e seus museus fazem-na, pelo ano de 2004, a cidade mais visitada do mundo francófono, com cerca de 25 milhões de turistas, aproximadamente 500 000 a mais do que em 2003, segundo a Secretaria de Turismo e de Congressos de Paris. As margens parisienses do Sena foram inscritas, em 1991, na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Paris é a capital econômica e comercial da França, onde os negócios da Bolsa e das finanças se concentram. A densidade da sua rede ferroviária, rodoviária e da sua estrutura aeroportuária — um hub da rede aérea francesa e europeia — fazem-na um ponto de convergência para os transportes internacionais. Essa situação resultou duma longa evolução, em particular das concepções centralizadoras das monarquias e das repúblicas, que dão um papel considerável à capital do país e, nela, tendem a concentrar, ao extremo, todas as instituições. Desde os anos 1960, os governos sucessivos têm desenvolvido políticas de desconcentração e de descentralização a fim de reequilibrar o país.
Abrigando numerosos monumentos, por seu considerável papel político e econômico, Paris é também uma cidade importante na história do mundo. Símbolo da cultura francesa, a cidade atrai quase 30 milhões de visitantes por ano, ocupando, também, um lugar preponderante no mundo da moda e do luxo. Em 2007, a população intramuros (dentro do limite dos antigos muros) de Paris era de 2 193 031 habitantes pelo recenseamento do Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos. Porém, ao longo do século XX, a área metropolitana de Paris, se desenvolveu largamente fora dos limites da comuna original. A Grande Paris é, com seus 11 836 970 habitantes, uma das maiores aglomerações urbanas da Europa e da União Europeia. Com um PIB de 813.364 milhões de dólares a Região Parisiense é um ator econômico europeu de primeira grandeza, sendo a primeira região econômica europeia.
Paris deve seu nome aos Parísios, um povo gaulês que habitava a região antes da chegada dos romanos. Após conquistá-los, os romanos rebatizaram seu assentamento como "Lutécia Parisioro" (em latim: Lutetia Parisiorum). Ao longo do século IX, essa denominação, aos poucos, deu lugar ao nome atual. Os Parísios também emprestaram seu nome a algumas outras vilas da região, tais como Villeparisis, Cormeilles-en-Parisis, e Fontenay-en-Parisis.
Não teríamos condições de colocar texto para tudo que vimos e visitamos em Paris em 7 dias de revisita. Uma coisa é certa: foi pouco tempo. Ainda tem um ano, pelo menos, de visitas a serem feitas e vamos fazendo aos poucos o que der, mas podemos citar aqui tudo o que mais gostamos do que vimos por dentro, não só passamos em frente, e ficam como dicas para sua apreciação, verifique nas fotos acima.
A dica é comprar um Paris Pass para 3 dias que dá direito a diversos ingressos que são pagos e, no final você economiza em 3 dias de visitações cerca de 150 a 200 Euros por pessoa, dependendo de sua agilidade, além de ter o Big Bus para passear e 15 Euros para trens, ônibus e metrô. Depois curta os eventos gratuitos por mais uns 5 dias, aí você poderá dizer que "conheceu" Paris, um pouco. Os imperdíveis estão em laranja:
-
Passeio na Avenue des Champs-Elysées - Aberto ....h
-
Arco do triunfo - 2h pra subir e visitar dentro
-
Torre Eiffel - 3h subindo de elevador até o topo dos 324m.
-
Place Vendôme - Aberta
-
Igr St Roch - 1h - Aberta
-
Rue des Pyramides - Aberta
-
Palais Royal - 2h
-
Museu do Louvre - 6h
-
Museu d'Orsay - 3h
-
Museu Rodin - 3h
-
Hotel des Invalides - Vários museus dentro com a Tumba de Napoleão - 4h
-
Assembleia Nacional
-
Ponte Alexandre III - Aberta
-
Grand Palais - 2h
-
Petit Palais - 2h - Teatro, hoje
-
Place de la Concorde - Aberta
-
Le Jardin des Tuileries - Aberto
-
Le Jardin des l'Elysées - Aberto
-
Basilique Sainte Clotilde - 1h - Aberta
-
Sainte Chapelle - 1,5h
-
Igr Saint-Germain l'Auxerrois - 1h - Aberta
-
Passeio no Big Bus - Rotas Red e Blue - 2,5h
-
Panthéon - 3h
-
Igr Sainte Etienne du Mont - 1h - Aberta
-
Igr Saint-Sulpice - 1h - Aberta
-
Jardins de Luxemburgo - 3h - Aberto
-
Moulin Rouge - Show noturno com ou sem jantar - 4h
-
Basílica de Sacré Cœur de Paris - 2h - Aberta
-
Galeries Lafayette - Lojas, terraço e almoço ou jantar
-
Opera Garnier - 2h
-
Museu Jeu de Paume - 2h
-
Passeio às margens do Sena - .....h
-
Cruzeiro pelo Sena com queijos e vinhos - 3h