top of page

Viajar!

Passe as fotos ou clique-as, para vê-las aumentadas.
Separei aqui algumas fotos das principais viagens que fiz. Viajar, realmente, alimenta a mente, exercita o espírito e as pernas.
Comidas e bebidas novas, chão pisado por gente famosa de mais de 1.000 anos atrás. Coisas lindas! Quanta história!
Mas o melhor de tudo, o que fez que essas viagens fossem demais, foi a companhia que tive de pessoas muito especiais pra mim: minha mulher e minhas filhas.
Paris, França - Junho/2015

Paris é a capital e a mais populosa cidade da França, bem como a capital da região administrativa de Ilha de França. A cidade se situa em um dos meandros do Sena, no centro da bacia parisiense, entre os confluentes do Marne e do Sena rio acima, e do Oise e do Sena rio abaixo. Como a antiga capital de um império estendido pelos cinco continentes, é, hoje, a capital do mundo francófono.

A posição de Paris numa encruzilhada entre os itinerários comerciais terrestres e fluviais no coração de uma rica região agrícola a tornou uma das principais cidades da França ao longo do século X, beneficiada com palácios reais, ricas abadias e uma catedral.

Ao longo do século XII, Paris se tornou um dos primeiros focos europeus do ensino e da arte. Ao fixarem-se os Reis de França e, pois, também a corte (o que incluía grande parte da alta nobreza francesa), na cidade, sua importância económica e política não cessou de crescer. Assim, no início do século XIV, Paris era a mais importante cidade de todo o mundo ocidental.

No século XVII, era a capital da maior potência política europeia; no século XVIII, era o centro cultural da Europa e, no século XIX, era a capital da arte e do lazer, a Meca da Belle Époque. Sua arquitetura, seus parques, suas avenidas e seus museus fazem-na, pelo ano de 2004, a cidade mais visitada do mundo francófono, com cerca de 25 milhões de turistas, aproximadamente 500 000 a mais do que em 2003, segundo a Secretaria de Turismo e de Congressos de Paris.

Versalhes, França - Junho/2015

Versalhes é uma cidade no departamento de Yvelines, região de Île-de-France. Cidade artificial, criada a partir do zero por vontade do rei Louis XIV, Versalhes foi a sede do poder político durante um século, entre1682 e 1789, antes de se tornar o berço da Revolução. Depois de perder o seu estatuto como "cidade real", torna-se a capital de um departamento, o Seine-et-Oise, em 1790, depois o Yvelines em 1968 e um bispado. É hoje uma cidade de sectores residenciais e de serviços como subúrbio de Paris, mais conhecida pelo seu castelo, o famoso palácio de Versalhes, seus jardins, museus nacionais, estão na lista do património mundial da UNESCO e são destino turístico de primeiro plano.

Os seus habitantes são chamados versalheses.

A cidade de Versalhes está nove a dez quilômetros a sudoeste de Paris. As comunidades vizinhas são VaucressonMarnes-la-Coquette et Ville-d'Avray a nordeste (todos os três municípios de Hauts-de-Seine),Viroflay a leste, Vélizy-Villacoublay e Jouy-en-Josas a sudoeste, Buc ao sul, Guyancourt ao sudoeste, Saint-Cyr-l'École a oeste, Bailly e Rocquencourt a noroeste e Le Chesnay ao norte.

bottom of page